2010/04/13

Como fazer as caveiras mexicanas do dia dos mortos

Diz a crença popular que os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos uma vez por ano. Na época de Finados, as pessoas dão as boas-vindas às almas que já partiram oferecendo-lhe flores, alimentos especialmente preparados, velas e incensos. É um período de paz e contentamento, e não de morbidez. As festas variam de região para região, mas em geral acredita-se que as almas das crianças venham no dia 1º de novembro, à noite, e a dos adultos no dia 2. Depois partem e só voltam no ano seguinte.
Bonecos de açúcar, pães e outras guloseimas são decorados com carinha. Acredita-se que os mortos absorvam seu aroma e essência, mas quem come tudo são os vivos.
Máscaras de caveiras e roupas com o esqueleto pintado fazem a alegria das crianças nesses dias. Os foliões adultos às vezes se fantasiam de Morte: uma presença familiar nas festividades.
Altares com as comidas e bebidas favoritas dos mortos decoram as casas. No caso das crianças são incluídos outros objetos, como brinquedos. 
folha.uol.com.br

Não estamos na altura do dia dos mortos, mas como encontrei agora uma receita para fazer estas caveiras, achei interessante publicá-la, pois duvido que a conseguisse guardar até Outubro.

Receita (via matadorlife)

ingredientes:
açúcar granulado, icing sugar e água

-Misturar uma colher de icing sugar por cada chávena de açúcar granulado. Vai precisar de cerca de 4 chávenas de açúcar para uma caveira.
-Adicione pelo menos uma colher de chá de água para cada chávena da mistura de açúcar até atingir a consistência de areia molhada (tem de ser capaz de moldar a mistura)

A receita é feita com um molde de caveira, mas penso que se pode conseguir um bom efeito trabalhando o açúcar manualmente, apesar de não ficar oco por dentro. 

-Deixe secar por cerca de três horas ou mais


- Decore com açúcar pasteleiro de várias cores e missangas, lantejolas, flores secas, ou outros materiais decorativos.


Estes trabalhos em açúcar podem ser guardados por vários anos.
Reblog this post [with Zemanta]

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin
Blogger Templates

Seguidores

Arquivo do blogue