clipped from ny-image2.etsy.com
clipped from ny-image1.etsy.com
clipped from ny-image0.etsy.com
clipped from ny-image0.etsy.com
folha.uol.com.brDiz a crença popular que os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos uma vez por ano. Na época de Finados, as pessoas dão as boas-vindas às almas que já partiram oferecendo-lhe flores, alimentos especialmente preparados, velas e incensos. É um período de paz e contentamento, e não de morbidez. As festas variam de região para região, mas em geral acredita-se que as almas das crianças venham no dia 1º de novembro, à noite, e a dos adultos no dia 2. Depois partem e só voltam no ano seguinte.
Bonecos de açúcar, pães e outras guloseimas são decorados com carinha. Acredita-se que os mortos absorvam seu aroma e essência, mas quem come tudo são os vivos.
Máscaras de caveiras e roupas com o esqueleto pintado fazem a alegria das crianças nesses dias. Os foliões adultos às vezes se fantasiam de Morte: uma presença familiar nas festividades.
Altares com as comidas e bebidas favoritas dos mortos decoram as casas. No caso das crianças são incluídos outros objetos, como brinquedos.
Descobri por acaso o Sonho Lilás que tem dicas e tutoriais muito bons.
As imagens aqui em cima mostram como fazer embalagens com cordão usando um balão. É muito simples e fácil de fazer e, além deste tutorial, o Sonho Lilás explica também, como endurecer o fio ou croché com receitas caseiras e baratas.